Mitos e verdades sobre orgânicos
- Ana Livia Faria
- 27 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Tá numa fase natureba? Ou seria fitness? De qualquer forma não faz mais do que certo em pesquisar sobre seu novo estilo de vida. Mas se ainda não descobriu os alimentos orgânicos, quem sabe depois dessa lista você não os inclua no seu cardápio?
1. “Orgânico é sem agrotóxicos”

Fonte: i.imgur.com/wCngi.gif
Esse não é o único critério! Tem que ser também isento de insumos artificiais como os adubos químicos, nitratos, metais pesados, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados. Para o processamento desses alimentos fica proibido o uso de radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.
2. “Orgânico é menor e mais “feinho”

Fonte: i.imgur.com/wCngi.gif
Em geral, sim. Mas quem é o estranho nessa história é o mutante com agrotóxico com uma capa de veneno que dá a impressão de saudável. O tamanho também não quer dizer que foi mais bem cuidado. Além do mais, se nem larva quer, você vai querer?
3. “É mais caro”

Fonte: tumblr
Depende de onde você compra. Segundo o IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, alimentos orgânicos chegam a ser até 30% mais caros em relação aos demais produtos. Já em supermercados, a diferença pode chegar a 463%, mas isso acontece porque esses estabelecimentos cobram mais dessa categoria do que da com agrotóxicos. Mas se você comprar na época daquele fruto/legume/folhosa pode conseguir preços equiparados. E vamos combinar que vale a pena, né?
4. “E isso aí? Come cru?”

Fonte: tumblr.com
Pode, mas não deixe de higienizar, afinal as bactérias ainda estão ali. Você deve lavar em água corrente e depois deixar de molho na água sanitária (mas veja se ela é a permitida para uso em alimentos! Não vai se intoxicar com o que você está usando para limpar, né?). A proporção é uma colher de sopa para cada um litro de água. Espere 15 minutos. Que tal nesse tempinho dar uma olhada no Uma Pá?!
5. “Dar preferência ao pimentão, morango e tomate orgânicos”

Fonte: insanos.com.br
O pimentão, o morango e o tomate trazem mais motivos para que você escolha a versão orgânica deles: são os produtos que mais impregnam o veneno usado no plantio. É bom privilegiar também o pepino e a uva sem agrotóxicos.
6. “É melhor pro Planeta!”

Fonte: http://i48.tinypic.com/e8l3c1.gif
Além de não destruir o solo e infectar a água, é através da agricultura de orgânicos que se pode restaurar áreas improdutivas!
7. “É um regresso evolutivo!”

Fonte: tumblr.com
Só se regresso pra você for ser mais saudável e ecologicamente correto, querido. O manejo de orgânicos usa menos químicos e super máquinas, mas nem por isso é menos tecnológico. Conhecer métodos e equipamentos alternativos para espantar pragas não é para qualquer um não.
8. “Rejuvenesce!”

Fonte: tumblr
Por não receberem toda essa química, os orgânicos têm uma concentração de fitoquímicos e antioxidantes. E por que não gostamos do que oxida? Porque nos “enferruja” também.
9. “Quanto mais gente consumir, mais barato vai ficar”

Fonte: tumblr.com
Quanto maior a demanda, mais o mercado terá de se adaptar. Maior concorrência, mais barato. Matemática simples, mon amour.
Comentarios