6 youtubers e as músicas que tocam em suas cozinhas
- Carime Elmor
- 3 de jun. de 2016
- 5 min de leitura
Vou fazer um bolo agora, mas antes, uma coisa muito importante!
_ O que? Colocar o avental?
_Nháá, eu não ligo de me sujar não.
_Ver se tem ovos o suficiente?
_ :S mas também não é isso…
_ É o quê?
_ Escolher músicas para tocar enquanto cozinho!
Talvez só yoga seja mais relaxante do que dar play no último álbum lançado pelo Radiohead - que até hoje não ouvi! Ou mesmo colocar o Rubber Soul ou o RAM On para tocar em sua cozinha e preparar algo gostoso que você está com muita vontade de comer.
O problema é quando você precisa ligar o liquidificador ou a batedeira e aquele barulhão toma lugar da música que tava perfeitamente preenchendo o momento. Essa associação da música e da culinária é um segredo que deve mesmo fazer a diferença no sabor do prato, não é?
Lembro-me de uma vez que fui à uma pizzaria dessas toda-quarta-promoção-para-universitário e estava de fundo umas músicas que não me agradavam nenhum pouco. A vontade de sair correndo para minha casa aumentava a cada play. Já em outras vezes, fui à pub’s e restaurantes que cheguei a perguntar ao garçom sobre quem fazia o música branding do espaço ou mesmo o nome do álbum que estava tocando.
A ideia do último Pitadas dessa temporada do Uma Pá de Histórias é listar as bandas e artistas que 6 youtubers de canais de culinária costumam ouvir enquanto cozinham. A Rita Lobo, por exemplo, do GNT, lança em cada episódio uma listinha com as músicas que tocaram naquele dia e uma playlist no spotyfi. Então vamos lá:
1 - Presunto Vegetariano
Canal no youtube aqui.
Ei, você que reclama que é vegetarianx e veganx e tem dificuldade de preparar seus alimentos, o Pesunto Vegetariano é um canal perfeito! Com vídeos novos toda semana, Paula Lumi ensina receitinhas deliciosas, principalmente veganas. Dá vontade de preparar uma por dia. Paula, além de blogueira e youtuber, é designer de produtos e fotógrafas freelancer. Em seu blog, também tem posts de outras meninas: a Julia Guedes, a Thais Farias e a Gabi Mahamud. Em cada vídeo me encanto, além da voz doce de Paula, pela trilha gostosa de ouvir, então a procurei para saber quais sons tocam na cozinha do Presunto Vegetariano. “Nossa, aqui é tão eclético... mpb, jazz, rock, metal. Mas pra ser sincera eu ouço muito rádio. Como meu rádio fica na cozinha, sempre ligo ele na hora que estou cozinhando, lá toca MPB, blues, jazz, rock clássico e música clássica. Se fosse para escolher o que mais ouço é jazz: John Coltrane e Miles Davis são ótimos exemplos do que mais toca”. Paula mora em Bauru e me contou que a rádio Unesp é a sua preferida.
2 - DenydeCook
Canal no youtube aqui.
Denylu é publicitária, e comanda o #Denydecook: gostosuras e hashtags experimentais. Seu hobby na cozinha acabou virando um quadro no canal do Vai Ali. Sobre quias bandas e artistas ela costuma escolher para ouvir enquanto cozinha, Deny disse que prefere músicas mais animadas. Dá play em: Jack Ü, Emicida, Los Hermanos, Beyoncé e outros pops dos contemporâneos aos mais antigos. Para entrar na onda de Deny, enquanto você cozinha, entre no perfil do spotify que ela criou para o programa, tem as playlists: #eita, #angudecaroço e #almoçodesegunda.
3 - Cozinha do Gibra
Canal no youtube aqui.
O Gibra Indica muita gente de Juiz de Fora conhece. Tem sempre revistinhas com a agenda cultural da cidade espalhadas por vários bares, restaurante, lojas e os mais diversos pontos comerciais. Além disso, o Gibra organiza a Sessão Instrumental, com atrações de música ao vivo aos domingos e sob a luz do dia. Para completar, o canal de cozinha - Cozinha do Gibra - posta vídeo novo de receita toda quinta, às 14h. Já deu para entender a relação da música com a cozinha do Gibra né? Então, olha só em que ele me contou que dá play quando está preparando tudo antes de começar a gravar: Caetano Veloso, Lenine, Farofa Carioca, Gilberto Gil, Oxent Groove, Molotov Junkebox, Madeleine Peyroux, Nômade Orquestra, Bixiga 70 e Céu.
4 - Tribuna Põe a Mesa
Canal no youtube aqui.
Vamos aproveitar os/as jornalistas que sabem cozinhar, não é mesmo? A ideia da Tribuna de Minas de criar seu canal de culinária no youtube rompe barreiras. Mostra que o jornal está correndo atrás para se conectar com seus leitores e até novos públicos. Quem assiste aos vídeos, pode enviar para um Whatsapp (+55 32 999752627) do programa vídeos de receitas próprias com a hashtag #Euquefiz. A cada domingo um vídeo é lançado, variando sempre o convidado que ocupa a cozinha para ensinar sua receita. E quem comanda o Tribuna Põe a Mesa é a jornalista Júlia Pessoa, que também adora música. “Quando eu cozinho, assim, inspirada, normalmente é pra receber alguém ou para me fazer um automimo, então é sempre algo animadinho, como Chico Buarque na fase do samba ou Novos Baianos. Mas se eu estiver atacadíssima mesmo, a playlist é RuPaul.” Depois completou dizendo que Beatles, na fase psicodélica também costuma ser uma escolha de música de fundo para sua cozinha.
5 - Tudo Ao Mesmo Tempo
Canal no youtube aqui.
Esse é um canal de amigos e feito por amigos, desde a câmera à edição e os participantes, claro. Quem comanda são dois Joões (é assim que escreve esse plural mesmo?). Se reúnem normalmente no bar da casa do João Paulo para discutir assuntos gerais, e um dos quadros - Papo de Cozinha - é comandado pela amiga dos meninos, a Cecília Samel. Tem receitinhas práticas de doces e salgados e também uma que fez muito sucesso, a Skolpirinha, para aquele encontro pré-festa. É um canal dedicado, principalmente, ao público universitário.
No momento das gravações, a música fica desligada, mas quando cozinha em casa, sem câmera Ciça tem playlists de música em seu computador para ouvir enquanto prepara suas receitas. Na cozinha dela, além de livros de receitas antigos, tem muito alimento orgânico produzido na fazenda dos seus pais. Dá play em: rock inglês, como Arctic Monkeys quando prepara pratos salgados e gosta de ouvir MPB, como Caetano, Chico e Maria Gadú quando cozinha seus brownies, cookies e bolinhos, sempre tem Los Hermanos também.
6 - Cozinhando com Tenchini
Canal no youtube aqui.
Nelson Tenchini faz desde receitas bem gourmets a pratos mineiros com sabor de comida caseira. Nos vídeos de seu canal, enquanto faz as receitas tem sempre uma música de fundo, ele contou o seguinte: “Sempre tem música rolando! O tipo depende do prato e da inspiração. "Quando estou fazendo um caldo, um franguinho com quiabo por exemplo curto um sertanejo: Bruno e Marrone, Eduardo Costa e Milionário e José rico. Quando é um prato mais sofisticado, coloco um jazz”. Em sua página no facebook ele propõe uma brincadeira em que as pessoas que o acompanham, podem enviar sugestões de música para o vídeo. Para ele, a cozinha é um ambiente de prazer e a música contribui para esse momento.
Comments