Ode à menstruação
- Isabella Paiva
- 28 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
A rotina é a mesma: todo mês, ela sempre vem! Independente do dia, você sabe que ela estará com você. Amiga, inimiga, depende do modo que vê. Ela é realidade, é o seu sangue, é você. É a sua menstruação e ponto.
Menstruação hoje é tratada como TABU. As letras garrafais, demonstram: Temos que Abrir a Boca e Urgir para o mundo. O SANGUE É MEU E PONTO!
A menstruação é vista como algo privado mas não em seu sentido positivo: é o obscuro que ao sair de si, de mim, deve ficar escondido. O íntimo, o intocável, o segredo entre as quatro paredes do banheiro.
Cientificamente essa etapa não é nada mais que um ciclo que o corpo feminino passa para renovação. O útero, em seu amadurecimento sexual, atravessa uma mudança: a parede intrauterina é renovada, se desprendendo do órgão! É uma etapa linda! O que isso tem de nojento?
É SÓ SANGUE!
Guerreiros medievais lutavam e o sangue escorria pelo rosto. Misturado ao suor, era o ápice do sentimento da vitória, do exemplar típico de macho alfa: ver o sangue do inimigo escorrer pelo chão da batalha.
O que se perdeu?
O sangue continua aqui, escorrendo. E a batalha continua acontecendo: a batalha contra o preconceito diário, a fim de empoderar-se. E eu te convido: vamos à luta?
Comments