top of page

A delícia que vem dos retalhos

  • Danilo Pereira
  • 12 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

A geladeira foi aberta e a mesa preparada, porém nem o macarrão instantâneo salvou a noite. Muitos provavelmente já se depararam com aquela sacola de pão parcialmente vazia ou aquele pote de macarrão que não daria nem para um ser humano amolar os caninos. Então, o que muitas vezes resta é a criatividade e a vontade de experimentar novas combinações de sabores, unindo os poucos ingredientes e restos de outros pratos encontrados na geladeira para criar receitas novas.

O que talvez nem todos saibam é que a tradicional feijoada, tão apreciada no país, é o maior exemplo de iguaria nascida através da junção de sobras. Orelha, pé e rabo de porco eram excluídos pelos senhores de engenho e dados aos escravos, que inseriam esses ingredientes no caldo de feijão. O cozinheiro Wallerson Franco conta que, além desse prato, as carnes podem também ser muito bem aproveitadas em caldos. “De aparas e ossos é que surgiu o caldo de carne. O picadinho também é um bom exemplo de gostoso proveito das sobras.” Altemar Severino, chef de cozinha, fala também do frango defumado que, ao sobrar, pode integrar um bom risoto.

Os cozinheiros Alexandro Oliveira, Wallerson Carlos, Marcel Aparecido e Altemar Aparecido contam como descobrir nas sobras a possibilidade de um bom prato. Foto por Danilo Pereira

Não podemos nos esquecer do tradicional mexido. “Aproveita tudo o que é sobra de geladeira: um arroz, um feijão, uma carne...”, diz Altemar, que chama a atenção também para o sucesso do prato em muitos estabelecimentos. Ao ser questionado sobre o que é necessário para reconhecer nas sobras a possibilidade de uma nova receita, a resposta do chef é simples: “Depende da necessidade e da criatividade do cozinheiro”.

O mexido é um prato que vem conquistando cada vez mais sucesso. Foto por Danilo Pereira

A estudante de Gastronomia do CES, Ana Negraes, também se arrisca a responder essa pergunta. Para ela, a sensibilidade e a memória gustativa são os elementos que tornam possíveis diferentes adaptações de pratos. Ana conta que já preparou uma empanada com ingredientes encontrados em sua geladeira, sendo eles tomate, queijo e cebola. “Em um novo prato, ingredientes que conseguem ser incorporados mais facilmente seriam, para mim, as proteínas de qualquer tipo: carnes de boi, porco, frango, frutos do mar, proteínas vegetais...”, explica a estudante ao ser questionada sobre a facilidade de alguns tipos de alimentos de serem integrados em um novo prato.

“Sempre meus pratos acabam com salsicha, ovo, ou carne moída”, conta aos risos o estudante de Comunicação Social, Talison Vardiero. Ovo mexido com salsicha é o prato da vez, segundo o jovem, que também não dispensa a salada preparada com escassos tomates encontrados na geladeira. A mestranda em Educação Física, Gabriela Fernandes, também não dispensa o improviso. Ao macarrão pode ser incorporado um conjunto de legumes e massa de tomate, sugere a estudante, que mostra o quanto a experimentação e criatividade são os melhores utensílios para o preparo de uma boa comida.

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2015 por Uma Pá de Histórias, Criado com Wix.com

bottom of page