top of page

Comida di Buteco aumenta visibilidade de bares em Juiz de Fora

  • Ismael Crispim e Matheus Brum
  • 19 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

Bar do Bené vence edição deste ano e concorre ao título de melhor “buteco” do Brasil

O Comida de Buteco é um evento que a cada ano vem ganhando mais espaço no cenário gastronômico da cidade. Realizado desde 2011 em Juiz de Fora, apresenta pratos de vários bares, espalhados pelo município. Pode-se dizer que o concurso serve para unir, em um só evento, as várias culturas de uma mesma cidade. Afinal de contas, quem pensa que “buteco” serve apenas cerveja e pinga, está muito enganado.

O "buteco" vencedor desta edição foi o Bar do Bené, com o prato "Trem Bão". A proprietária, Mary Rezende Tostes, conta que para ela foi muito especial conquistar o primeiro lugar porque esse ano o concurso vai eleger o melhor "buteco" do Brasil e ela está esperançosa. A "Saideira" (festa onde os vencedores são premiados) desta etapa vai ser no Rio de Janeiro. Ela conta que participa desde a primeira edição realizada na cidade, em 2011, na qual conquistou o segundo lugar, quando o pai (Benedito Tostes - o Bené) estava fechando o estabelecimento e ela o reativou. "Precisava movimentar, o pessoal estava achando que o bar ia acabar. Foi quando eu recebi o convite para participar da competição e a oportunidade veio a calhar. Começou a trazer o público de volta, foi muito legal", conta. Agora campeã, acredita que irá ganhar novos clientes, devido à ampla divulgação através do concurso.

Dona Mary exibindo seu troféu de campeã do Comida di Buteco 2016. Foto: Ismael Crispim

O Bar do Bené começou como uma mercearia em 1972, pelo pai de Mary, na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro São Pedro, próximo ao portão da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atraía muitos professores e a mercearia acabou se tornando um bar. "E deu certo! Muito bem frequentado. Meu pai criou todos os filhos com esse comércio", explica. Ela conta que quando o pai ia fechar o estabelecimento, os donos do Bahamas fizeram uma festa de encerramento para ele. Dois meses depois, Mary reformou o bar e em três meses o reabriu. Hoje ele reúne amantes de uma boa comida "di buteco" na Rua Honório Antônio da Silva, no São Pedro.

Sem falsa modéstia, ela afirma que sua comida deste ano estava "muito especial e cheirosa". E que o segredo desse aroma especial é, além do tempero, o carinho. Ela destaca também o fato de seu estabelecimento ser um ambiente "muito família". "O pessoal vem, faz aquele happy hour rápido. Não tem bagunça. O que nos dá lucro aqui é a comida", explica a comerciante.

“Trem Bão”, prato do Bar do Bené, campeão desta edição do concurso. Foto: Ismael Crispim

O Bar do Abílio, bicampeão do Comida di Buteco (2011 e 2012), é dirigido pelo senhor Abílio Quintino Moreira e agita a Rua Fonseca Hermes desde 1969. Em 2011 ele venceu com um prato composto de fígado com jiló e em 2012 com a porção conhecida como "Puro Sabor". Já na edição deste ano participou com a carne de geladeira com batatas em conserva. O fator principal para alcançar essas premiações foi o carinho dos clientes e a confiança deles. "E a gente tem que fazer com qualidade. Tem que ter uma equipe boa, que tenha dedicação total ao povo para alcançar essa conquista", argumenta. Ele conta que o movimento aumentou muito, precisou ampliar e fez uma parceria com o vizinho para ter mais espaço, além de contratar mais funcionários. Automaticamente, os lucros também aumentaram. "O povo fica curioso para conhecer a nova porção, fazer comentários e votar. A gente fica muito feliz com o carinho", relata. Para Abílio, a grande sacada do prato desse ano é despertar a curiosidade dos clientes pelo fato de ser um tira-gosto gelado. Ele diz que é para sair da mesmice e que o sabor diferenciado (muitas ervas, conservas e temperos) anula qualquer estranhamento que a temperatura poderia causar.

”Puro Sabor”, prato vencedor da edição de 2012. Foto: Ismael Crispim

Em 2013, o vencedor veio da Zona Norte, mais precisamente do Bairro Benfica. O Bar do Brejo foi aberto em 2005 na garagem da casa do Mauro Antônio. O título veio logo na primeira participação. Mauro lembra que quando recebeu o convite para participar da competição, não tinha conhecimento sobre o Comida di Buteco. “Eu não conhecia o concurso, tanto que quando me fizeram o convite, eu perguntei se podia pensar. Eles me disseram que não tinha muito tempo, porque era um evento conhecido, que era muito difícil de participar e que muita gente estava tentando”. Depois da surpresa inicial, Mauro resolveu participar com o prato que consistia em moela ensopada e linguiça, um dos itens obrigatórios para concorrer no concurso. A ideia, segundo ele, veio da esposa, Cristina. “É minha mulher que organiza os pratos. Ela já fez alguns cursos básicos, mas usa mais da intuição, por sempre ter trabalhado na cozinha”. O troféu não só é motivo de orgulho para os donos do Bar do Brejo, como também aumentou a clientela. “Depois de vencido o concurso, as vendas aumentaram em torno de 60 por cento, e isso se mantem até hoje. Tenho muitos clientes de outros bairros da cidade”, finalizou

Campeão em 2014, vice em 2013 e novamente vice esse ano, o Bar Dias também tem ganhado destaque na cidade graças ao Comida di Buteco. Segundo a gerente, Carla Andrade Lima, o bar, ponto de encontro da Rua Luiz Rocha, no Eldorado, começou a participar da competição em 2012. Ela ficou admirada por ter conquistado o primeiro lugar em 2014 servindo língua de boi (acompanhada de batata decorada), pois segundo ela poucas pessoas gostam. O "Mineirim Comi Quieto", prato que conquistou o segundo lugar da mais recente edição do concurso, consiste em maçã de peito com batata dourada e farofa de jiló. Carla afirma que o movimento melhorou bastante, inclusive o espaço tornou-se insuficiente e tiveram que alugar uma loja a mais. "Onde a gente chega, comentam 'O pessoal do Dias chegou!' - a gente conquistou certo respeito", acrescenta. Aumentando a visibilidade, aumentam também os lucros e, consequentemente, os funcionários. De duas cozinheiras, passaram a ter dez. E de dois garçons, passaram a seis. Provando que um evento como esse faz movimentar a economia gastronômica da cidade.

Prato vice-campeão desta edição do concurso, o “Mineirim Comi Quieto”, do Bar Dias. Foto: Ismael Crispim

Confira no vídeo abaixo como preparar o delicioso prato “Trem Bão”. do Bar do Bené, vencedor do Comida di Buteco 2016.

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2015 por Uma Pá de Histórias, Criado com Wix.com

bottom of page